
Biblioteca Comunitária
Carolina Maria de Jesus
A biblioteca não é apenas um espaço de leitura, mas um território de encontro, pertencimento e futuro - uma prova de que quando literatura, memória e política pública se encontram, o que se abre é um horizonte coletivo.
Assista ao vídeo abaixo e conheça a Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus:
A Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus, no Quilombo Abayomi, é fruto da contrapartida do projeto Lendo histórias, narrando vivências. Mais do que reabrir um espaço, a revitalização da biblioteca reafirma a literatura como ferramenta de identidade, resistência e multiplicação de saberes no território.
O processo envolveu curadoria, organização e reativação de um acervo já existente, priorizando livros infantis e infantojuvenis, sem perder de vista clássicos da literatura brasileira e obras ligadas à trajetória de resistência do quilombo. O resultado é um espaço vivo, voltado à infância e à juventude, mas aberto a toda a comunidade, como ponto de apoio à educação formal e de valorização da cultura local.
FICHA TÉCNICA "BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CAROLINA MARIA DE JESUS"
Socioeducação: Maja Gabriel e Gustavo Torres / Coordenação de Produção: Maja Gabriel / Produção Executiva: Camila Grun e Mariana Thaís / Programação: Bárbara Bonilha / Identidade Visual: Gustavo Torres / Site: Pedro Dias / Captação de Conteúdo: Malu Freire / Captação de Material Documental: Liara Pinheiro / Pós-produção: Maja / Assessoria de Imprensa: Eliane Mendonça / Assessoria Contábil: Patricia de Sousa.
Agradecimentos: Marcenaria, Tito Dantas Puffs e almofadas, Isadora Cruz Mural e Isabella Siqueira.
Infraestrutura de apoio: Ponto de Cultura Bola de Meia / Logística de apoio: Maria Lucia Bueno.
REALIZAÇÃO

FINANCIAMENTO

O projeto "Ação Socioeducativa de Fomento à Leitura 'Lendo Histórias, Narrando Vivências'", Contrato Administrativo 027/FMC/2024, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura. O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura ou da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
